5 passos para aumentar as vendas utilizando redes sociais

Um dos pilares do processo de vendas é estabelecer um relacionamento com seus possíveis clientes. No contexto em que vivemos, redes sociais são as ferramentas perfeitas para alcançar esse objetivo. Por meio delas, vendedores são capazes de analisar o que está sendo dito sobre sua marca e criar conexões mais relevantes com seu público — que inclui clientes e prospects.

Ou seja, dar atenção às redes sociais e construir uma presença online forte tornou-se essencial para estratégias de venda de sucesso. Confira 5 dicas!

Preocupe-se com o lado social

Quando você começa o perfil de sua empresa no Facebook ou Twitter, é fácil querer focar em pitches do seu produto. Mas a verdade é que não é isso que a audiência quer. Usuários de redes sociais não usam esses serviços para sentirem que existem produtos sendo “empurrados” para eles, estão buscando interações genuínas com outros seres humanos. Compartilhar informação relevante e conhecimento pode adicionar valor a conversa que você está propondo ao possível cliente de uma maneia que não parece invasiva.

Crie conteúdo de qualidade

Utilize várias formas de apresentar conteúdo: vídeos, fotos, blogs etc. O importante aqui é oferecer informações exclusivas. Não deixe de caprichar no visual que acompanhará seu texto. Utilize imagens de impacto que remetam ao assunto tratado. Publicações com fotos e infográficos atraem mais a atenção das pessoas.

Seja a referência expert em seu nicho

Poste conteúdo que o torne expert na sua área. Pense em termos de prover informação baseando-se no que você sabe e nos serviços prestados pelo seu negócio. Ofereça dicas e insights sobre “como fazer”, “como não fazer”, “o que evitar”. Quando seu público (e possíveis clientes) lhe enxergam como referência na área do seu negócio, terão muito mais confiança em sua figura e na proposta de sua empresa.

Preocupe-se em construir relacionamentos

A coisa mais importante que um vendedor precisa saber é que é preciso desenvolver relacionamentos mais do que manter o foco em leads, porque bons relacionamentos se transformarão em leads.

As pessoas compartilham informação o tempo todo. Se você monitorar e escutar o que eles estão dizendo, você eventualmente será capaz de engajar seu público de maneira significativa. Depois que o relacionamento for fomentado, é o momento de conversar com o prospect sobre seu produto ou serviço.

Utilize os grupos e comunidades

Os grupos e comunidades nas redes sociais reúnem pessoas com interesses em comum. Dessa forma, estes canais são excelentes para divulgar seus produtos digitais para uma audiência segmentada. Procure os grupos e as comunidades que têm como tema o assunto abordado no produto digital que você comercializa, aumentando assim as possibilidades de venda.