Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/tinno/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 2211
Previsões para tecnologia em 2020: o que se concretizou? | Tinno

No ano de 2011, o portal Popular Science traçou 12 inovações tecnológicas e acontecimentos que mudariam o mundo em 2020. As previsões foram feitas por Mike Liebhold, do Institute for the Future. A menos de dois meses da próxima década, verificamos quais destas previsões se concretizaram ou estão perto de concretizar!

 

1) Japão deve construir uma base robótica na Lua

Isso ainda não ocorreu, mas já tem gente trabalhando para que aconteça. Desde 2017, a startup japonesa Ispace desenvolve máquinas para a construção de um posto avançado de estudo em nosso satélite natural. A meta da empresa é transformar a exploração lunar em um negócio rentável.

 

2) A China pretende construir um trem rápido para conectar Pequim a Londres

O primeiro trem saindo de Pequim chegou à Londres em 2017. Trata-se de um trem de mercadorias que percorreu o trajeto entre as duas cidades em três semanas. Em 2014, a China também lançou uma rota ferroviária que liga sua capital à Madrid, na Espanha.

 

3) Carros vão dirigir sozinhos

Empresas automobilísticas ainda não conseguiram desenvolver um carro totalmente autônomo. Mas há no mercado alguns modelos que são semiautônomos e que são capazes de realizar algumas funções básicas como acelerar e frear.

 

4) Biocombustíveis serão competitivos financeiramente em relação a combustíveis fósseis

Em sua previsão, Mike Liebhold fala especificamente do consumo de biocombustíveis nos Estados Unidos. O sistema energético do país ainda é baseado em combustíveis fósseis (petróleo, em primeiro lugar, seguido de gás e carvão). Juntas, essas fontes respondem por 87,3% da produção energética norte-americana.

 

5) Carros vão voar

Em 2020, a empresa holandesa Pal-V começará a comercializar carros voadores. Movidos à gasolina, os veículos possuem hélices que os transformam em uma espécie de helicóptero. Eles podem voar até 500 km e rodar mais de 1,3 mil km e estão autorizados para operar tanto em terra quanto no ar.

 

6) Nós vamos controlar aparelhos via microchips implantados em nossos cérebros

Isso ainda não aconteceu, mas a Neuralink, do empresário Elon Musk, anunciou recentemente um minúsculo dispositivo de leitura do cérebro que consegue detectar a atividade dos neurônios, para que os usuários possam controlar os computadores com a mente.

 

7) Todas as telas vão ser de OLED e serão superfinas

Isso não também não se concretizou de fato. Mas, ao longo da década, outras tecnologias surgiram como um avanço das telas OLED: a AMOLED e a Super AMOLED que oferecem respostas mais rápidas aos comandos.

 

8) Vamos viajar para o Espaço

As viagens espaciais ainda não são realidade para a população. Contudo as previsões indicam que não elas não devem demorar a começar. No início de 2019, o empresário Jeff Bezos, fundador da Amazon, prometeu que, ainda neste ano, levaria turistas para o espaço com a sua empresa Blue Origin.

 

9) Um computador de US$ 1 mil terá a capacidade de processamento do cérebro humano

Apesar da Inteligência Artificial ser cada vez mais comum no cotidiano das pessoas, o computador ao qual Liebhold se refere ainda não foi criado.

 

10) Tradução universal simultânea será comum em celulares

Atualmente existem vários aplicativos que transformam os smartphones em tradutores universais. Alguns deles conseguem realizar a tradução quase simultaneamente, como o Amazon Translate.

 

11) Teremos óculos de realidade aumentada

Eles não só existem como são bastante comuns. Apesar do preço salgado, eles podem ser facilmente encontrados no mercado. No próximo ano, a competição pelos gadgets vestíveis ficará ainda mais acirrada, já que a Apple lançará o seu primeiro modelo.

 

12) Criaremos um cérebro sintético que funciona como um de verdade

A ideia de termos um cérebro artificial está mais perto do que a gente imagina. Em março deste ano, por exemplo, pesquisadores da Universidade da Califórnia conseguiram desenvolver uma espécie de cérebro sintético com um circuito de automontagem que se assemelha a estrutura e atividade elétrica de partes de um cérebro real.

 

E agora? Quais serão as novas tecnologias que mudarão o mundo até 2030? Façam suas apostas!