Qualquer pessoa que esteja um pouquinho por dentro das tendências de comunicação e marketing para empresas já deve ter ouvido o termo Inbound Marketing. E quem se interessou em procurar saber a respeito provavelmente se deu conta de que a metodologia é quase que uma revolução permanente na forma como se faz comunicação digital. Mas o que significa esse termo, afinal? E por que ele é o assunto da vez?
Inbound x Outbound
É inegável que a popularização da internet mudou muito a forma como as pessoas se relacionam com o mundo. E um dos impacto mais significativos foi na forma como se consome informação.
Se, no passado, o conteúdo midiático disponível era restringido pelas limitações de espaço e linguagem de canais como jornal, televisão e rádio, hoje, com a internet, as pessoas tem um poder maior de selecionar o conteúdo que consomem, sendo também mais livres para determinar quando e como acessá-lo. A tudo isso, soma-se o fato de que a web é uma mídia bastante democrática, o que diversificou muito as fontes de informações disponíveis e sua confiabilidade – muito ancorada na recomendação dos usuários.
Pensando assim, não faz muito sentido que a publicidade continue se comportando da mesma maneira que antigamente, certo? E é justamente isso que o Inbound Marketing propõe: uma forma de vender seu produto mais adequada para a realidade do meio digital.
É claro que, para alguns casos, essa prospecção ativa de clientes – o Outbound Marketing – ainda funciona. Mas, em geral, o Inbound tem se mostrado uma excelente saída para aumentar a efetividade dos investimentos em comunicação.
O casamento entre o problema e a solução
A estratégia fundamental do Inbound Marketing é atrair os espectadores, em vez de “empurrar” conteúdo para eles. Na prática, isso é feito a partir da percepção de quem são os seus potenciais clientes, o que eles buscam e em qual momento eles estão. Por sorte, estamos falando de marketing digital e, nesse ambiente, existem muitos dados disponíveis, o que torna o trabalho mais assertivo.
Uma pessoa que procura uma solução de tecnologia está, essencialmente, buscando solução para um problema. E a internet é um dos principais canais usados para encontrar essas respostas. É fundamental, portanto, que quando alguém procura algo que a sua empresa oferece, seu site esteja entre os principais resultados!
E como isso é feito?
As estratégias mais comuns do Inbound Marketing incluem otimização de sites, produção de conteúdo e anúncios segmentados. E em qualquer uma delas, a ideia é que sua empresa seja capaz de atrair pessoas realmente interessadas na sua proposta – e o foco está todo nelas.
Em um mundo no qual a vasta disponibilidade de informação chega a saturar, é essencial garantir que sua mensagem seja notada por quem realmente importa. E é por isso que o Inbound Marketing é a bola da vez!