A questão dos investimentos é central para qualquer empreendedor. Encontrar agentes que acreditam no potencial do seu negócio pode ser o caminho para que ideias sejam viabilizadas. Ter um suporte desse nível significa que você não estará mais sozinho, e que terá uma experiente equipe de gestores para pensar juntos quais as melhores medidas e caminhos para a gestão da sua empresa.
A dúvida que perpassa constantemente a cabeça de pessoas que desejam crescer no cenário empresarial é a mesma: como atrair a atenção de fundos de investimentos para minha empresa? E, claro, essa pergunta tem várias respostas complexas porque depende de fatores que variam de negócio para negócio.
Não existe fórmula mágica, mas algumas práticas que demonstram um modelo de negócio redondo e preparado para receber o apoio de um fundo de investimento são os diferenciais que farão sua empresa se sobressair.
Informe-se
Primeiramente, o empreendedor deve se manter informado sobre as opções de investimento disponíveis. Uma das possibilidades são os chamados fundos de investimento – em Minas Gerais, atuam fundações como a Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, empresa nacional de fomento à ciência, tecnologia e inovação), que apoiam o ecossistema de empreendedorismo e pesquisa. Outra alternativa, mais recente no país, é apostar em investidores-anjo – empreendedores experientes com capital disponível para investimento, bem como oferecer expertise à investida.
Cada processo seletivo é único em seu regulamento, mas alguns requisitos, mas, em geral, o proponente deve ser o próprio empreendedor, o produto a ser inscrito deve estar no mercado dentro do período solicitado pelo edital ou ainda não ter sido lançado, e as empresas não devem estar cadastradas em outros editais simultaneamente. Ao entender a lógica de admissão, o empreendedor poderá trabalhar seus planejamentos e objetivos em torno disso.
Mantenha boas práticas de funcionamento
Fundos de investimento costumam procurar empresas que já têm um modelo de negócio bem estruturado, por isso, o ideal é conseguir demonstrar as boas práticas que são mantidas no negócio antes mesmo de pleitar o fundo.
Participe de comunidades
Participar de comunidades empresariais, como grupos e parques tecnológicos, é extremamente benéfico para empresas porque as coloca em contexto de networking e apoio mútuo que traz muitas vantagens. Ambientes organizados funcionam como propagadores de informação, além de serem referência e transmitirem credibilidade para os investidores.
Demonstre a relevância de seu negócio
Na era da informação, uma boa ideia só existe se todo mundo sabe sobre ela. Ou seja, investir em uma estratégia de divulgação coloca sua empresa um passo a frente na corrida para conseguir fundos de investimento. Ganhar repercussão no meio online significa, também, posicionar-se melhor no ambiente empresarial.