Conforme já falamos aqui, o Marketing Digital não é mais apenas uma opção para o fortalecimento de uma marca ou empresa. Por isso listamos agora 8 tendências para o Marketing Digital que serão fortes em 2020. Confira:

1- Vídeo Marketing

O YouTube já se concretizou como a segunda plataforma mais usada para busca, ficando atrás apenas do Google. Sendo assim, o formato de vídeo é um dos mais versáteis, permitindo formas diversas de engajamento e de consumo de conteúdo.

2- Relacionamento com o cliente

De acordo com a pesquisa “The path to 2020: Marketers seize the customer experience” realizada pelo The Economist a relação entre cliente e empresa se dava por meio da personalização. Para o próximo ano, as estratégias de marketing devem considerar não só este contexto, como ações de relacionamento que impulsionam o engajamento e satisfação do cliente.

3- Mais SEO

A utilização de técnicas de SEO (Otimização de Sites para Ferramentas de Busca) continuam firmes em 2020. A tendência é que com o aumento constante do volume de produção de conteúdo digital, as técnicas se tornem cada vez mais indispensáveis.

4- Pesquisas por voz

Um estudo realizado recentemente mostrou que, no próximo ano, pelo menos 50% das pesquisas serão feitas por voz. Isso impacta a maneira com que as marcas devem utilizar as estratégias de otimização para ferramentas de busca.

5- Realidade Virtual e Realidade Aumentada

O uso dessas duas tecnologias é cada vez mais crescente. Por isso, profissionais de marketing digital devem ficar atentos a essa novidade. A ideia é que elas ajudem a explorar a criatividade e gerar um relacionamento diferente com os consumidores.

6- Humanização é a palavra-chave

O disparo de Newsletter é uma estratégia comum do Marketing Digital. Para 2020, a tendência é que o conteúdo seja produzido de forma segmentada, e as mensagens devem ser recebidas individualmente.

7- Aplicativos de mensagens privadas

Com o crescimento constante do fenômeno WhatsApp, as empresas devem, em 2020, ficar atentas às maneiras de se comunicarem utilizando mensagens privadas. Atualmente, muitas marcas já apostam nesta estratégia no lugar do e-mail.

8 – Podcasts

O ano de 2019 foi considerado o ano dos podcasts. Para 2020, essa tendência deve permanecer forte. Então, investir em um podcast próprio pode ser uma ótima ideia para as empresas. Os programas de áudio são consumidos sob demanda e tendem a ser mais versáteis que os vídeos.