Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/tinno/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 2211

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/tinno/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php:2211) in /home/tinno/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/tinno/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php:2211) in /home/tinno/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/tinno/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php:2211) in /home/tinno/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/tinno/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php:2211) in /home/tinno/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/tinno/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php:2211) in /home/tinno/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/tinno/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php:2211) in /home/tinno/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/tinno/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php:2211) in /home/tinno/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/tinno/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php:2211) in /home/tinno/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":1338,"date":"2019-06-27T19:13:58","date_gmt":"2019-06-27T19:13:58","guid":{"rendered":"https:\/\/tinno.com.br\/?p=1338"},"modified":"2019-10-16T20:25:04","modified_gmt":"2019-10-16T20:25:04","slug":"por-que-sua-empresa-deve-ficar-atenta-as-redes-sociais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/tinno.com.br\/marketing-digital\/por-que-sua-empresa-deve-ficar-atenta-as-redes-sociais\/","title":{"rendered":"Por que sua empresa deve ficar atenta \u00e0s redes sociais"},"content":{"rendered":"

Se voc\u00ea acha que as redes sociais n\u00e3o t\u00eam nada a ver com seu neg\u00f3cio, mesmo sendo B2B, errou. Cada vez mais, elas t\u00eam um papel important\u00edssimo na comunica\u00e7\u00e3o corporativa e no mundo do empreendedorismo. Minha pesquisa de mestrado com 60 gestores de startups <\/em>de Minas Gerais (o segundo estado brasileiro com o maior n\u00famero de startups<\/em>, segundo a ABStartups) mostrou que, para esses empreendedores, as redes sociais s\u00e3o fontes extremamente relevantes, mais que outras tradicionais na literatura acad\u00eamica, como outros empreendedores, concorrentes, leis, regulamenta\u00e7\u00f5es e normas governamentais, artigos cient\u00edficos, patentes, teses e disserta\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Al\u00e9m de as redes sociais terem se tornado fontes de informa\u00e7\u00e3o relevantes, \u00e9 incr\u00edvel como, hoje, existem in\u00fameras estrat\u00e9gias de comunica\u00e7\u00e3o e marketing que podem ser desenvolvidas utilizando esses espa\u00e7os digitais. E com uma grande vantagem: tudo \u00e9 mensur\u00e1vel. Uma empresa consegue saber com certa precis\u00e3o o quanto precisa investir em conte\u00fado e m\u00eddia digital para aumentar o tr\u00e1fego no seu site<\/em>, desenvolver a\u00e7\u00f5es de relacionamento com potenciais clientes e entregar \u00e0 \u00e1rea Comercial leads<\/em> qualificados: contatos de pessoas que j\u00e1 est\u00e3o engajadas com a marca e\/ou produto, inclinadas a determinada compra e preparadas para uma abordagem direta de vendas.<\/p>\n

Como comentei no artigo anterior, infelizmente, n\u00e3o d\u00e1 mais para escolher se sua empresa ter\u00e1 ou n\u00e3o um perfil corporativo nas redes sociais. \u00c9 preciso monitorar o que as pessoas est\u00e3o falando sobre sua marca, e muitas vezes elas falam pior nas suas timelines<\/em>. Uma n\u00e3o-recomenda\u00e7\u00e3o, se antes era um problema, no universo digital \u00e9 desastrosa. Mas n\u00e3o pensemos apenas em situa\u00e7\u00f5es negativas de gest\u00e3o de crise de imagem. Os ambientes digitais oferecem muitas oportunidades de exposi\u00e7\u00e3o positiva das marcas, e n\u00e3o falo de propaganda pela propaganda. Se voc\u00ea acredita que sua empresa tem conte\u00fado e conhecimento suficientes para se tornar autoridade em determinado assunto, os espa\u00e7os digitais s\u00e3o o melhor e mais barato caminho.<\/p>\n

Atualmente, trabalha-se muito com o conceito de utilidade da informa\u00e7\u00e3o como moeda de troca. Se eu desejo fortalecer a minha marca para determinados nichos, ent\u00e3o, preciso oferecer a esses p\u00fablicos-alvo informa\u00e7\u00e3o que fa\u00e7a sentido. Por exemplo: uma empresa de biotecnologia pode aproveitar suas redes sociais para dar dicas de sa\u00fade. Em vez de falar das maravilhas do seu produto, ela pode apontar tend\u00eancias, mostrar pesquisas interessantes, dar dicas e sensibilizar as pessoas a partir de suas reais necessidades. Vale lembrar que o mais importante numa fanpage<\/em> (p\u00e1gina de f\u00e3s dentro do Facebook direcionada a empresas, marcas ou produtos) \u00e9 o engajamento dos usu\u00e1rios, n\u00e3o o n\u00famero de likes<\/em>. E s\u00f3 existe engajamento se o conte\u00fado \u00e9 de qualidade e faz sentido.<\/p>\n

Um dos livros de marketing mais comentados no mundo dos neg\u00f3cios \u00e9 o Epic Content Marketing: How to Tell a Different Story, Break through the Clutter, and Win More Customers by Marketing Less<\/em>. Ele destaca justamente isso: a relev\u00e2ncia do conte\u00fado e a forma de abordagem do produto. A comunica\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m deve entregar ao cliente o que \u00e9 valor para ele, e n\u00e3o para o empreendedor. Muitas vezes, enquanto ag\u00eancia, temos este trabalho: desconstruir o discurso das empresas, buscando desenvolver uma narrativa que realmente fa\u00e7a sentido e atraia o p\u00fabico. E, normalmente, essa comunica\u00e7\u00e3o (assim como a inova\u00e7\u00e3o) fica melhor \u00e0 medida que \u00e9 mais simples. Mas, estamos falando de empresas de tecnologia. Esse simples demanda conhecimento, t\u00e9cnica e muita conversa com os clientes. Isso porque, sempre quando poss\u00edvel, a melhor comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 a face a face.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Se voc\u00ea acha que as redes sociais n\u00e3o t\u00eam nada a ver com seu neg\u00f3cio, mesmo sendo B2B, errou. Cada vez mais, elas t\u00eam um papel important\u00edssimo na comunica\u00e7\u00e3o corporativa e no mundo do empreendedorismo. Minha pesquisa de mestrado com 60 gestores de startups de Minas Gerais (o segundo estado brasileiro com o maior n\u00famero de startups, segundo […]<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":1376,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[3],"tags":[4,11],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/tinno.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1338"}],"collection":[{"href":"https:\/\/tinno.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/tinno.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tinno.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tinno.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1338"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/tinno.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1338\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1375,"href":"https:\/\/tinno.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1338\/revisions\/1375"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tinno.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1376"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/tinno.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1338"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/tinno.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1338"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/tinno.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1338"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}