Você pode ser um sucesso na sua página pessoal do Facebook, mas quando o assunto é o uso da plataforma para empresas, nem tudo pode ser feito a partir do senso comum. Listamos 5 pensamentos comuns sobre o funcionamento da rede social que bem, não fazem tanto sentido assim.
Facebook não serve para negócios B2B
Muita gente tem a impressão de que empresas que vendem ou prestam serviços para outras empresas não podem encontrar seu público no Facebook. A verdade, porém, é que 8 em cada 10 brasileiros possuem um perfil na rede (considerando o grupo de pessoas que cumprem os requisitos básicos para isso). Pensando assim, a possibilidade de um decisor ou influenciador de compra do seu negócio estar por lá é altíssima.
Uma página que deu certo é aquela que tem muitas curtidas
Tudo bem que o aumento do número de curtidas e visitas de uma página no Facebook é com certeza um bom sinal, mas esses números não significam entrega de resultados. Para a finalidade do marketing, que é aumentar vendas, eles podem não fazer diferença alguma. Para piorar, essas medidas também não mostram como a empresa pode otimizar suas ações. Em outras palavras, uma página popular não necessariamente é uma página que gera oportunidade de negócios.
Páginas no Facebook servem apenas para relacionamento
Engana-se quem pensa que uma página só serve como espaço de conversa e troca de likes entre empresa e clientes. Na verdade, o Facebook oferece muitas opções para páginas corporativas interagirem com o público de forma criativa, oferecendo recursos úteis e que vão muito além das postagens engraçadinhas e simpáticas. Ou seja, é possível transformar sua página em um canal de vendas.
Criar um perfil para a empresa é melhor que criar uma página
Desde que o Facebook começou a restringir o alcance das páginas, determinando uma porcentagem máxima de fãs que realmente vão receber as postagens no feed, criar um perfil de usuário para a empresa em vez de uma página passou a parecer uma boa ideia.
Embora, à primeira vista, possa parecer vantajoso poder se livrar dos algoritmos malvados, o Facebook não é bobo e proíbe esse tipo de iniciativa. Além disso, perfis têm recursos e número de relações limitados – é possível ter, no máximo, 5 mil amigos por perfil. E, por fim,
O alcance orgânico morreu
Ainda falando sobre as restrições de alcance das postagens em páginas, é importante pensar que elas são uma estratégia para aprimorar a experiência do usuário. Isso significa que ele receberá em seu feed as postagens de páginas com as quais ele mais interage – e, portanto, mais se interessa.
Antes de concluir que a única saída que resta para alcançar muitos fãs é patrocinar as postagens, experimente incentivar o engajamento das pessoas que acompanham seu conteúdo, seja convidando-as a fazer comentários, usando recursos atrativos como imagens e vídeos ou, quando possível, “embarcar” no assunto do momento.